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sexta-feira, 2 de novembro de 2012

A arte na publicidade


Algumas pessoas dizem que publicidade não é arte, que arte é algo puro, criado de forma espontânea e com o intuito de mostrar ao mundo suas próprias belezas e desgraças, que é feita para impressionar e incomodar. E por isso publicidade não é arte, que publicidade sempre mostra um mundo perfeito e ideal, para que as pessoas consumam o produto. Mas há também campanhas que para vender produtos nos ferem e nos incomodam. E mesmo as que mostram esse mundo “perfeito e ideal” apresentam cenas dignas de grandes filmes e belezas plásticas de grandes quadros, que ficam marcadas nas pessoas, criam bordões e entram na vida das pessoas. Isto tudo com a sutileza para vender o produto.



Também dizem que arte só é criada no momento de inspiração do artista, que não pode ser forçado, que vem da alma e do coração, enquanto publicidade é produzida em escala industrial, que os publicitários só conseguem grandes ideias depois de horas, dias quebrando a cabeça. Mas isso depõe contra ou a favor da publicidade?


Falam que arte é elegante, requintada e genuína, enquanto a publicidade é esnobe, apenas se veste bem e tenta passar por grande, mas que no fundo apenas é a irmã pobre da arte. Porém é ela que alegra milhares de pessoas e não se reserva a poucos. Já que a arte é algo único mesmo que se faça uma replica da Monalisa não será o mesmo, já publicidade é criada para se espalhar, ir a todos. O importante não é qual foi o primeiro cartaz, o importante é seu conteúdo.


Para que um quadro ou um pintor ganhem renome é preciso que artista ou obra seja associada a algo, que algum famoso goste dele ou que um critico o julgue bem, pois quem duvidaria da palavra de um critico, do gosto de Woody Allen, ou de que uma obra que está ao lado do Abaporu não é arte. Para que a publicidade ganhe renome é necessário duas coisas: vender o produto e encantar o publico.

Bem, propaganda nunca vai ser elevado ao status de arte, à menos que tenha sido Andy Warhol que a tenha feito, mas quem sabe publicidade por si só seja uma arte.


Felipe Siqueira.

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