O marketing é um processo social e gerencial
pelo qual os indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da
criação, oferta e troca de produtos de valor com outros. Em outras palavras, é
uma forma de aproveitar as possibilidades do mercado para incrementar as
receitas e o número de clientes fiéis de uma empresa ou produto. O marketing
esportivo é a aplicação de estratégias do marketing tradicional na indústria do
esporte.
Exemplo de Marketing Esportivo:
Rafael Nadal-Patrocínio apresentado em suas vestimentas.
A
ferramenta de marketing esportivo com maior presença nos esportes de alta
competitividade é o patrocínio. Contudo, essa é apenas uma das modalidades dessa
área. O marketing é responsável pelo fortalecimento da marca e da imagem,
retorno de mídia espontânea, agregação à marca, conquista de segmentos do
mercado e enriquecimento da comunicação.
Para
isso, um conceito fundamental é o da duração de uma partida esportiva. Ao
contrário de outros eventos, que são discutidos apenas no ambiente e em alguns
momentos posteriores, o esporte fomenta um convívio e uma interação social, com
o público assumindo o papel de protagonista do espetáculo. Um torcedor de
qualquer modalidade esportiva sempre procura outros torcedores para estabelecer
uma rivalidade e valorizar as conquistas de sua equipe no âmbito em que elas
acontecem.
Stanley Santos.
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