Páginas

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Merchandising


Merchandising  é ação de valorização, técnica ou  material que atrai a atenção do consumidor em pontos de vendas, sendo fundamental pra tornar o produto mais atraente e estimulante. Podendo ser utilizado nas  propagandas visuais e editoriais como em  novelas, filmes, programa de entretenimento, games, outdoor e revista.  Utilizando de três ações básicas sendo eles consumidor, produto e por último dinheiro.

Merchandising  possuí duas possibilidades de visualização:


Horizontal ou de forma  implícita quando a propaganda  e usada no fundo do cenário, assim persuadindo o telespectador ou leitor sem que ele perceba.
Vertical ou de forma  explícita quando a personagem “fala sobre” ou “atua com” o produto.
Percebemos esses fatores nos programas, ao ouvir essa frase “Espere só um minutinho que vou dar um recadinho e já volto” Ou em novelas e filmes quando o cenário ou falas atribuí de produtos, serviços ou marcas.
Benefícios do merchandising:  aumentar as vendas, valorizar a imagem do produto, marca ou serviço,desenvolver parcerias, se diferenciar da concorrência.
Exemplos de merchandising horizontal (implícita) e vertical (explícita).
  • Bradesco Seguro aparece na novela “morde e assopra” na rede Globo no dia 23-06-11,divulgando um de seus benefícios em forma implícita.

  • Panetone Bauduco aparece na novela”Passione”na rede Globo  no dia 15-12-10 de forma explicita.

  • Carro da marca Tucson aparece na novela das 7 na rede Globo,de forma explicita.

  • Produto Natura aparece na novela”Belíssima”na rede Globo no dia
    08-10-12 de forma explicita.

  • Produto marca C&A aparace na novela “Caminho das Índias” no episódio 119,no dia 06-05-09 de forma explicita.


Luana Codignole


Nenhum comentário:

Postar um comentário