Desde o início do curso ouvimos dizer que propaganda custa caro. Para
veicular um comercial na televisão é caríssimo. Pra veicular no intervalo
do Fantástico mais caro ainda.
Mas propaganda não é um negócio onde as empresas gastam seu dinheiro,
pelo contrário, elas investem. Um comercial bem feito e bem planejado pode
render um lucro muito maior do que o investimento.
Vou citar aqui alguns bons motivos para as empresas investirem em
comunicação:
- A propaganda dá ao produto
um conceito que irá diferencia-lo de seus concorrentes, fazendo com que
ele fixe na mente dos consumidores e optem pelo produto na hora da compra.
- Fortalece a marca criando um
elo de fidelização com os clientes.
- A propaganda ativa as
necessidades que irão motivar um consumidor a comprar um produto ou
serviço comunicando seus benefícios funcionais e emocionais.
- Uma comunicação bem
realizada é capaz de intervir em vários aspectos dentro da política
econômica da empresa como:
1. Criação de
mercadorias antes não existentes;
2. Ampliação do mercado
alcançando novas faixas de consumidores e ampliando o campo de uso
dos produtos;
3. Equilibra a relação
entre a produção e a procura pelos produtos, ou seja, se uma empresa divulga
pouco seu produto não haverá necessidade de grande demanda de produção já que a
procura será menor, ou o contrário.
4. Reduz os custos
devido o aumento da procura;
5. Melhora a qualidade
do produto, já que se o produto não corresponde ao que for apresentado, o
consumidor irá rejeita-lo.
Então leitor empresário, se você deseja que sua empresa seja bem vista
por seus consumidores, que tenha um público fiel, e o melhor de tudo, que dê
cada vez mais lucro, aí vai uma dica de ouro: INVISTA EM COMUNICAÇÃO.
Débora Ribeiro
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