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segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Semiótica em publicidade e propaganda.

A semiótica estrutura-se a partir das concepções de Charles Sanders Pierce, com o seu modelo semiótico triádico ou seja que apresenta três modelos.

                                                       signo

                                       objeto                    interpretante




O signo é qualquer coisa que faz referência à outra coisa ou ideia.
O interpretante: Como será feita a interpretação do signo e o objeto.
O objeto é dividido em ícone, sendo ele algo que representa uma situação, como por exemplo um mapa, foto, ou caricatura.

Essa caricatura representa o Dexter.
                                                  

 O indice é quando há indícios que aconteceu alguma coisa, como pegadas. Elas representam  indícios de que alguém caminhou por esse local.



O simbolo é uma lei ou associação geral. O que já está constituído pela sociedade, sendo verbal ou não verbal. Por exemplos uma placa de trânsito (não verbal) ou abreviações como AIDS, AACD entre outras (verbal).

 Está imagem já constitui "proibido estacionar" ( não verbal)
                                         

Todos ao verem essa abreviação, sabem sobre o que se trata. (verbal).
                                        


Também se inclui na semiótica a Primeiridade sendo ela o primeiro impacto (sentimentos).
Secundidade atribui o que está constituído culturalmente e ideologicamente.
Terceiridade quando percebe-se que o que foi constituído nem sempre é somente aquilo.Havendo uma interpretação de leitor.



A semiótica é a "ciência da linguagem verbal e não verbal" sendo isto a definição mais imediata.


 



Luana Codignole.


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