Páginas

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Tipologia na publicidade

Tipografia é a forma e o estilo utilizado nas letras. Para cada tipo de texto, é importante que se utilize a tipologia correta de acordo com o conteúdo que se quer transmitir. 
O design da letra por si só, representa do que se trata o assunto, pois “Tipos e letras falam mesmo que não haja nada escrito”.
 


O uso adequado das tipologias nos anúncios publicitários salva ou mata toda a criação, pois o tipo da letra pode fazer com o que o leitor sinta vontade de ler a mensagem ou simplesmente o afaste fazendo com que ele não leia.
As fontes são classificadas em alguns tipos, e cada uma delas tem a sua significação:
  • Fontes com serifas – a serifa é o tracinho que fica na base da letra. Esse tracinho cria uma linha base imaginaria tornando a leitura mais fácil, sendo assim muito utilizada para texto longos, principalmente em livros. É um fonte clássica. Transmite elegância e segurança, por isso é muito utilizada em anúncios de bancos e seguradoras
  • Fontes sem serifa – é um tipo uniforme e simples, tornando seus caracteres bem legíveis, por isso é muito utilizado em mídias onde a visualização é a distancia como outdoors. É uma tipologia que não transmite tanta elegância e beleza, portanto, é mais utilizada em anúncios do qual aborda um tema simples. São mais simples e pesadas, portanto, cai bem para anúncios onde o publico alvo seja masculino.

  • Manuscrita – é a fonte que simula a escrita a mão, pois há uma ligação entre uma letra e outra. É indicada para textos onde a  intenção é transmitir um aproximação e pessoalidade de quem escreve com quem esta lendo, como em convites de casamento.

  • Fantasia – são as fontes que possuem design próprio. É uma tipologia moderna e oferece uma identidade única à peça. 


    É importante ressaltar que na montagem de um anuncio publicitário é preciso manter um padrão de fontes, para que o anuncio não se torne um carnaval gerando desconforto visual e dificuldade de leitura.
    A intenção de um texto é passar uma informação para quem está lendo e para essa informação ser interpretada e absorvida é importante uma boa legibilidade do texto, por isso é muito importante ter bom senso na hora de escolher a fonte que irá utilizar.

    O britânico Simon Garfield é autor de um livro chamado Esse é meu tipo - Um livro sobre fontes. No livro ele aborda temas como "o que acontece quando uma fonte vira moda e domina o mundo, por que uma mulher foi demitida por enviar um e-mail todo em maiúsculas ou ainda o que o nosso tipo favorito de fonte revela sobre nós" entre outros assuntos. Acessem o link para assistir um vídeo sobre o livro:
    http://www.youtube.com/watch?v=VLalPmVSCqE



    Débora Ribeiro









Um comentário:

  1. Ola boa tarde, gostava de saber qual é a fonte Fantasia que utilizou para criara a imagem. A mais similar que encontrei foi a Zero Hour.


    Obrigado

    ResponderExcluir