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segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Porque Publicidade?

Porque é importante apresentar o produto de forma ordenada, fazer  um produto diferenciado  de seus concorrentes  em percepção de seus consumidores, as empresas necessitam dela para poder minimizar seus custos na hora de chegar em seu consumidor, e também porque ela é capaz de  interferir em outros aspectos da política econômica  dentro de uma empresa, sendo eles:

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  • Criação de mercados: é capaz de criar mercado onde não existia antes (como no caso do lançamento de um produto).

  • Ampliação de mercados:ajuda a aumentar a fatia de mercado tanto verticalmente (alcançando novas faixas de consumidores) quanto horizontalmente (ampliando o campo de uso do produto), fazendo com que o consumidor usual aumente seu próprio consumo.

  • Ação reguladora: equilibra a relação entre a produção e a procura pelo produto.
  • Redução de custos: pelo aumento da procura é possível reduzir custos, diminuindo o lucro unitário, mas aumentando o lucro total.

  • Rotação de estoque: com a comunicação, é possível aumentar o giro no estoque, liberando capital para a empresa.

  •  Melhoria na qualidade:  a partir do momento em que comunica determinadas qualidades de seu produto, a empresa adquire um compromisso com os consumidores. Se o produto não corresponde ao que foi apresentado sobre ele, o consumidor o rejeita, por  transmitir  uma visão e informações  falsa da ação.



A publicidade pode trabalhar de forma individual ou em conjunto, procurando elevar o nível de comunicação. Sendo estes níveis:

  • Desconhecimento – nível mais baixo. Consumidores que nunca ouviram falar do produto ou da empresa.
  • Conhecimento – o consumidor  sabe pouco sobre o produto, mas ainda há um esforço para que ele o identifique
  • Compreensão – neste nível, além de conhecer o produto, o consumidor conhece a marca e reconhece a embalagem e ainda tem um certo conhecimento sobre o que é o produto e para que serve.   
  • Convicção – o consumidor aqui demonstra preferência pelo produto, pelos motivos racionais e emocionais. 
  • Ação – nível mais alto. O consumidor, depois de analisar as informações, realiza o ato de compra e consumo do produto.


       A mensagem publicitária tem  dois momentos;  o primeiro sendo “antes” gerando expectativas positivas sobre a marca ou produto, e o segundo sendo “após” sustentando e renovando uma atitude favorável. Pois a publicidade não e o único ponto importante de vendas, mas também  a preferência do consumidor para assim poder repetir seu consumo.


                                                                                                        Luana Codignole.





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